É o tipo de etiqueta para itens que necessitam que suas informações fiquem expostas permanentemente. Portanto, são fabricadas com materiais especiais para que possam resistir aos efeitos da água e de produtos químicos, por exemplo.
Em geral, são aplicadas em máquinas industriais, eletrodomésticos e qualquer mercadoria que precise ter informações evidenciadas, como funções de botões, instruções de uso, voltagem elétrica, identificação do produto e códigos de rastreio.
Como melhorar o uso de etiquetas nos produtos de sua loja?
Agora que você já entenda a importância e conhece os principais modelos de etiqueta utilizadas no mercado, mostraremos algumas dicas sobre aspectos importantes e práticas a serem consideradas na etiquetagem de produtos em sua empresa.
1. Considere as condições do estabelecimento e os tipos de materiais
Dependendo de qual seja seu segmento de atuação, as etiquetas podem ter necessidades distintas para a rotulagem de mercadorias. Portanto, avalie as exigências e condições de seu estabelecimento para utilizar os materiais mais adequados e garantir segurança e qualidade aos seus clientes.
Etiquetas que se rasgam, desprendem ou têm as informações apagadas com facilidade não devem ser usadas em empresas de segmentos como o alimentício e industrial, por exemplo.
2. Desenvolva etiquetas que solidifiquem sua marca no mercado
A etiqueta de produtos não serve apenas para apresentar informações sobre a mercadoria ao cliente. Se considerarmos as tendências de consumo modernas, elas podem ser ótimas ferramentas de comunicação para a marca.
Sendo assim, personalizar as etiquetas dos produtos de sua marca de acordo com o perfil de seu público-alvo pode ser um grande diferencial competitivo no processo de decisão de compra.
Mensagens especiais em datas comemorativas, personalização diferenciada e até oferecimento de descontos exclusivos em compras futuras são apenas algumas formas de melhorar o relacionamento com o cliente por meio das etiquetas de produtos.
3. Dê atenção especial à legislação
Praticamente todos os setores comerciais têm algum tipo de exigência específica imposta pela legislação, como maneira de garantir que as empresas sejam transparentes com seus consumidores em relação às especificações dos produtos.
Dito isso, antes de escolher a identificação do produto, é fundamental certificar-se de que todas as exigências relacionadas ao seu nicho do mercado estejam em conformidade com a legislação.